Boletim mensal sobre a Inovação Aberta – Edição Março de 2012
 

Acompanhe as atividades do centro e relacione-se com os demais profissionais da inovação por meio da plataforma openinnovationbrasil.ning.com.

 
Suíte
Acompanhando casos brasileiros de inovação aberta e a sua repercussão no mercado
 

Editais da Fapesb estimulam cooperação entre empresas
Da necessidade de crescimento da indústria local, surgiram na Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) iniciativas para estimular que as empresas cooperassem mutuamente em prol da inovação. Desde 2010, o Programa de Apoio à Pesquisa na Empresa – Bahia Inovação cria mecanismos para melhorar a competitividade do estado.
Leia mais

 
 
Fomento
 

Brasil precisa criar círculo virtuoso baseado em inovação
Crescimento econômico sustentável e consistente é um resultado que passa pelo aumento da produtividade e de valor agregado. A chave para esse desafio está na capacidade inovadora do setor produtivo, especialmente considerando-se um mercado no qual os concorrentes investem pesado na geração de novos produtos e serviços. Leia mais

 
 
Simi aposta na capacidade de articulação
 

Simi aposta na capacidade de articulação da gestão pública
“Queríamos um plano para a inovação. Tínhamos disponível 1% da arrecadação do estado e deveríamos aplicar recursos em um sistema que fosse além do patrocínio de bolsas e projetos de pesquisa e trouxesse resultados mais diretos”. É assim que o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Evaldo Vilela, começa a história do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) – estrutura criada no âmbito da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) para articular os diversos recursos do estado em prol da inovação. Leia mais

 
 
Entrevista
 
“Inovação aberta é caminho sem volta”
Em entrevista para o boletim do OIC, o consultor e blogueiro Stefan Lindegaard fala sobre diversos tópicos relacionados à inovação aberta Stefan Lindegaard é consultor estratégico dinamarquês com foco em inovação, ferramentas de mídia social e empreendedorismo. Autor de dois livros sobre open innovation, ele se tornou conhecido pelo blog 15 Inno – espaço em que posta estudos de caso, artigos e insights sobre inovação aberta. Em visita ao Brasil, Lindegaard falou com a redação do boletim Inovação Aberta. Para ele, a inovação aberta é um caminho sem volta nas empresas.
Leia mais
 

Uma para três
Uma pergunta sobre open innovation para três personalidades do cenário brasileiro de inovação

Faz sentido falar de políticas públicas para fomentar a inovação aberta?

Wim Vanhaverbeke
Professor da Hasselt University, na Bélgica

Anderson Rossi
Professor e pesquisador do Núcleo Bradesco de Inovação da Fundação Dom Cabral

Glauco Arbix
Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

Leia mais

   

Clipping
Notícias externas sobre inovação aberta

Publicado relatório sobre políticas para inovação na Europa.
Leia mais

   

Caso năo esteja visualizando este e-mail clique aqui.
Caso não deseje mais receber este informativo, responda este e-mail.